O Laser de CO2 fracionado é uma tecnologia projetada para o combate aos sinais cutâneos causados pelo envelhecimento, exposição em excesso aos raios solares, entre outros fatores. Seu mecanismo de ação permite que seja feita a dermoabrasão com uma profundidade muito bem calculada, o que faz com que seja um procedimento seguro.
O laser de CO2 fracionado trabalha por meio de uma tecnologia capaz de disparar feixes de luz com comprimento de onda de 10.600 nanômetros que são absorvidos pelas moléculas de água do nosso corpo e, ao evaporá-las acaba promovendo a cicatrização desta área.
Esse mecanismo atua estimulando a produção natural de colágeno ao mesmo tempo em que diminui as cicatrizes traumáticas e cirúrgicas, ameniza as manchas na pele e atua de modo satisfatório sobre as estrias.
Ele é denominado fracionado pois atua disparando vários “microfeixes” de modo que não atinge a região tratada de forma intensa e ininterrúpta. A ponteira faz microfurinhos na pele de modo que tenha uma parte de pele sã e uma parte de pele atingida pelo laser. Dessa forma, as pequenas partes da pele que não são atingidas, auxiliam no processo de cicatrização das demais, ou seja, agem como “pontes” que favorecem a reestruturação do tecido. Assim tem um menor downtime, de modo que o tempo de recuperação do paciente dura de três (3) a sete (7) dias.
Logo após a aplicação do laser é possível aproveitar os microcanais abertos na pele pelo laser e permear substâncias com ativos para rejuvenescimento e clareamemto da pele como a vitamina C , por exemplo, e aumentar ainda mais a eficácia do procedimento com o que vem sendo chamado de DRUG DELIVERY.
- Preparo da pele :
A pele é preparada com aplicação de ácidos noturnos e filtro solar 4 a 3 semanas antes do laser para que o procedimento seja mais eficaz alem de evitar o risco de hipercromias ( escurecimento ) da pele
– Como funciona a aplicação do laser:
Meia hora antes do procedimento aplica-se creme anestésico e após higiene adequada da pele é feita a aplicação do laser com posterior permeação de ativos. Um ar gelado fica próximo da árae tratada durante a aplicação para maior conforto do paciente. Logo em seguida, aqui na clínica é aplicada uma máscara de colágeno na face com ação calmante e hidratante.
A recomendação que se faz após o uso do laser CO2 fracionado é que se tenha um maior cuidado com a incidência dos raios solares sobre a pele. Assim, é indicado que se use filtro solar com alto nível de proteção UVA e UVB.
Aqui na clinica GW fazemos uma mascara hidratante cerca de 3 dias após o laser para ajudar na mais rápida recuperação da pele.
– O que ocorre na pele durante e após a aplicaçaõ do laser?
Durante o procedimento com laser CO2 fracionado é possível notar a imediata contração da pele, isso porque o colágeno a partir de 60 graus contrai e permanece nesse estado por até 14 dias após um resurfacing, por exemplo. Após esse período, acontece uma gradual melhora com a deposição do neocolágeno ( novo colágeno) e por meio da reorganização dérmica. E até 6 meses após a sessão do laser é notada melhoria na pele e produção de novo colágeno.
– Qual o número de sessões recomendadas?
O número de sessões, bem como a duração de cada uma, somente pode ser definidos pelo médico responsável sendo em média 2 a 4 sessões com intervalo entre 30 a 60 dias entre elas.
– Como a pele fica no pós laser?
Nos primeiros dias após as sessões, a pele pode tomar uma coloração rósea e apresentar edema – inchaço – sendo mais comum no primeiro dia e segundo dia. A partir do terceiro e quarto dia a pele já está bem emlhor e é possível realizar sua atividades normais. Recomenda se o uso de filtro solar com amplo espectro de proteção UVA e UVB de preferência com cor/ tonalizante para realizar também a proteção contra a luz visível além do uso de creme hidratante e reepitelizante várias vezes ao dia antes do filtro solar recomendado pelo dermatologista.
– Quais são as indicações?
Cicatrizes de Acne: O laser CO2 fracionado pode obter bons resultados no tratamento de cicatrizes de acne. Em algumas sessões é possível perceber a diminuição das depressões causadas pela doença.
Tratamento de Rugas: Assim como as cicatrizes de acne, o tratamento de rugas a laser ajuda no nivelamento das depressões causadas por rugas de expressão, por exemplo.
Manchas na Pele: Com o laser CO2 fracionado, é possível realizar um bom tratamento de manchas na pele, de modo a estimular o rejuvenescimento da região em que foi aplicado e uniformizar a cor da pele.
A Patricia Eroles tomou coragem e fez! Confiram…
Dra. Giuliana Wurthmann – médica Dermatologista da Clínica GW
dra.giulianawp@gmail.com