“Família: fonte de amor e santidade” é o tema da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2015. Neste ano, a festividade religiosa será realizada de 14 de maio a 24 de maio, tendo à frente dela os casais de festeiros Célio Roberto Cunha Mello e Maria Isabel da Silva Mello e de capitães de mastro Marcelo e Sueli Braz. A Festa do Divino é uma das festas mais tradicionais da região do Alto Tietê e, além da importância religiosa, é um movimento cultural e folclórico importante para a Cidade.
Enquanto isso, os festeiros Célio Roberto Cunha Mello e Maria Isabel da Silva Mello e os capitães de mastro Marcelo Braz e Sueli Moraes Braz seguiram uma agenda de compromissos com a abertura de Subimpérios em escolas, empresas, igrejas e órgãos públicos da Cidade.
Até o momento, já foram instalados mais de cem altares em louvor ao Divino Espírito Santo, desde o dia 17 de março, quando foi aberto o primeiro na Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, no Mogilar.
O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a exposição temporária “Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes”, com curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho, em comemoração à tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes.
A mostra traz cerca de 50 Divinos do acervo do MAS,
sendo a maior parte das obras de autoria do artista Dito Pituba. Não é uma casualidade, pois foram escolhidas especialmente em homenagem a Mogi das Cruzes, já que todas as obras foram produzidas em Santa Isabel, local de origem do artista e município vizinho de Mogi.
Confiram abaixo a programação…