Neste post de hoje, preparamos um Glossário da moda com explicações simples para você ficar informado com os termos usados no mundo da moda e sair arrasando em todas as ocasiões. No próximo post traremos mais novidades sobre o mundo da moda, fiquem ligados!
Cristiane Alves-Consultora de Moda e proprietária da Splendore Modas que fica a Rua Cap. Manoel Rudge, 1129 – Telefone: 4312-0567 cristtalves@ig.com.br
Blusa Cache Coeur: Tipo de blusa com decote transpassado e drapeado sobre o peito.
Body: Ele está em alta e combina com a maioria das peças – principalmente as de cintura alta. O body é identificado pelo fecho na parte inferior (normalmente botões). Além disso, o tipo de roupa também pode ser feito de diferentes tecidos: malha, veludo e transparência, entre outros.
Bodouir: Tendência de usar peças que parecem ou lembram uma lingerie.
Boyish: Tendência que leva peças do guarda-roupa masculino para o universo feminino.
Calça Bootcut: É uma calça com corte indicado para o uso de bota. Sua modelagem é mais justa dos quadris aos joelhos e um pouco mais ampla dos joelhos até a barra. Bem parecida com a calça flare, a calça bootcut equilibra a silhueta, deixando as coxas grossas menos evidentes.
Calça Flare : Trata-se de uma releitura da boca de sino que tem tudo a ver com esta onda anos 1970. Nesta versão moderna ela adquire uma modelagem mais sequinha, sem proporções exageradas para a barra. É uma calça justa até o joelho, que vai abrindo a largura das pernas na panturrilha.
Calça Skinny: A calça skinny é uma calça justinha, (ajustada de alto a baixo)que fica bem colada ao corpo e que surgiu primeiramente na sua versão jeans em 1950. Atualmente, ela aparece em jeans, como também em couro ecológico e em combinações de outros materiais.
Calça Push-UP: Seu corte especial em formato de coração garante o shape perfeiro para valorizar as curvas do corpo feminino.
Chemisier: é um vestido que se parece com uma camisa comprida (do francês chemise), porém com sua devida modelagem.
Collant: O collant é feito de malha, pode ter decote na frente e atrás, porem não tem fecho de botões. Você o coloca pelas pernas (tipo saia). O tipo de roupa é indicado para academias, ou atividades correlacionadas.
Countryside: Traz a essência de viver uma vida no campo fora do contexto urbano sem perder o ar feminino.
Croped: O cropped nada mais é do que um Top, “camisetinhas” curtinha, acima do umbigo ou um pouquinho abaixo dele. Existem diversos modelos, do justinho ao larguinho, do despojado ao mais clássico e social.
DESTROYED: Processo de lavagem parecida com a estonagem, porém utiliza-se produtos que corroem a fibra levemente, deixando um aspecto meio “destruído” justificando assim o nome destroyed que no inglês significa destruído.
Fuseau: é uma calça muito justa que possui alças em sua parte inferior para o encaixe dos pés.
Jaqueta bomber ou Aviador:É uma jaqueta com recorte militar com gola mais alta. É uma peça mais larga, com gola e punhos bem marcados, geralmente confeccionados em malha ou em couro.
Jaqueta Biker: São jaquetas de couro e Geralmente tem zíper na diagonal são um pouco mais curtinhas e podem ter diferentes tamanhos de gola.
Legging: calça ou meia calça ajustada ao corpo até a altura dos tornozelos.
Ladylike : Estilo super elegante e feminino, que, com traços vintage, abusa de laços e detalhes românticos. Tem cintura marcada, laços, babados e estampas florais, desde que delicadas. Saias rodadas, evasê e lápis com cinto fininho são a cara desse estilo.
Moda Casual Wear: Do inglês casual (informal) e wear (usar). Estilo de roupa simplificada, à vontade, utilizada para ficar em casa ou ir a lugares informais. Jeans, malhas, jaquetas, etc.
Peplum: Significa uma aplicação de volume extra, geralmente em forma de babado, na região entre o quadril e a cintura.Pode estar em vestidos, saias ou blusas.
Quimono: Em japonês significa literalmente “coisa de vestir”. É sinônimo da peça principal. A moda trouxe os quimonos Jackets, peças super estilosas, para serem usadas como casaquinhos que podem ser ótima alternativa para trazer estilo ao visual!
Streetwear: Do inglês street (rua) wear (usar). Termo usado para determinar o estilo jovem do final do século XX, com conceitos irreverentes e inovadores.
Tie Dye: Processo de estamparia no qual se mergulha pequenas áreas de tecido em tinta, obtendo um efeito de tingimento irregular.
Vintage: é um estilo de recuperação do antigo.
Vichy: Estampa xadrez clássica dos anos 50. O xadrez Vichy é quadriculado e tem como base o branco, estampou muitas saias em modelo godê no período e promete ser a vedete da estação de inverno 2015.
Wrap Dress: Trata-se de modelo dos anos 70, é o famoso vestido envelope