Origem do Risoto
O risoto, de origem italiana, é sem dúvida um prato altamente apreciado em vários países do mundo. A iguaria, úmida e cremosa, é uma típica representação da cozinha do norte da Itália, onde o termo é um diminutivo e significa “arrozinho”.
O conhecido Risotto alla Milanese, o mais famoso dos risotos, é obra do mestre Valério di Fiandra, que na época era responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão. O prato, diz a lenda, foi criado durante uma festa de casamento, no ano de 1574.Dicas para preparar um verdadeiro risoto italiano.
Fiandra, que era reconhecido tanto pelas suas belíssimas obras de arte quanto pelo seu bom gosto para a gastronomia, durante o casamento da sua filha resolveu oferecer aos convidados um de seus pratos preferidos, o risoto. Porém, durante a preparação da iguaria, o mestre, por ser muito ciumento, deixou cair um pedaço de açafrão dentro da panela, dando origem ao que hoje se conhece por Risotto alla Milanese.
Agora que você já conhece a história dessa iguaria maravilhosa, que tal experimentar a receita preparada com o delicioso arroz arborio Mastroiani, que é especialmente utilizado para o preparo de risotos? Prepare essa receita que o Chef Roque Thomazini preparou para você e agrade o paladar de toda a sua família!
Risoto de abóbora e carne seca (Rendimento: 4 porções)
Ingredientes:
320 gr Arroz para risoto, 50 ml vinho branco seco, 600 gr abóbora cortada em cubos, 200 gr carne seca frita na manteiga e alho, 50 gr manteiga, 120 gr cebola brunoise, 02 gr alecrim picado, 02 lt caldo de carne, 80 gr queijo parmesão, sal
Modo de preparo:
Refogue a cebola em metade da manteiga e o azeite, até que murche. Adicione o arroz e mexa sempre para envolver bem os grãos na manteiga. Regue com o vinho e deixe evaporar. Acrescente a abóbora e o alecrim.
Adicione o caldo até cobrir os grãos e acrescente mais (aos poucos) conforme for secando e mexendo sempre, Quando os grãos estiverem al dente, desligue o fogo. O risoto fiará úmido. Finalize com a manteiga, carne seca e o parmesão ralado. Deixe descansar 5 minutos e sirva.
Sobre o Chef Roque Thomazini: Pós-graduado em docência em gastronomia, experiência como chefe de cozinha, cozinha quente e internacional. Bacharel em Direito. Conhecimentos de história da gastronomia internacional. Proprietário e docente do CENAG-Centro de aprendizado Gastronômico em Mogi das Cruzes.